Lets Work

Trabalho Home Office

trabalho home office é caracterizado pelo trabalho em casa. O trabalhador que realiza o
home office não tem um lugar determinado, podendo trabalhar em casa, em viagem
ou em escritórios compartilhados.

A prática do home office pode ser utilizada para não interromper as atividades em caso de
emergência, como desastres naturais e epidemias, como o Coronavírus, por exemplo. Isso possibilita que as empresas continuem produzindo, enquanto preza pela saúde e bem estar dos funcionários.

Em outros casos, as empresas podem optar pelo trabalho home office em conjunto com regimes presenciais.

Mas quais as dicas para que o home office dê certo?

  • Tenha as ferramentas em mãos – Leve o seu notebook para casa, salve todos os arquivos na nuvem, e veja tudo que será necessário para realizar suas atividades.
  • Tenha internet – tenha uma boa conexão de internet já que atualmente ela é essencial para realização das atividades, reuniões remotas e contato com a equipe e com os clientes, dependendo faça um upgrade no seu plano, considere também as mesmas avaliações com o telefone.
  • Lembre de levar tudo – tente agir como se não tivesse uma mesa fixa na empresa, assim evita que você esqueça de levar aquele caderno de anotações ou qualquer coisa essencial para seu trabalho.
  • Cumpra seu horário – é importante cumprir sua jornada de trabalho diária, se você tem um horário fixo cumpra-o rigorosamente enquanto estiver trabalhando em casa, se tem uma jornada flexível, cumpra a quantidade de horas estabelecidas no dia. A vantagem é poder acordar um pouco mais tarde, não ter que pegar trânsito ou evitar a multidão do transporte
    público.
  • Use a roupa certa – vista-se como se fosse sair para trabalhar na empresa, claro que não precisa colocar salto alto ou mesmo blazer. Mas é importante para que o cérebro entenda que apesar de estar em casa, você está trabalhando.
  • Escolha um local – escolha um local ideal para trabalhar, que seja iluminado, ventilado e ergonômico.
  • Evite interferências – evite se distrair com tvs, redes sociais, filhos, vizinhos, empregadas domésticas. Haja como se estivesse trabalhando na empresa.
  • Avise seus familiares – para quem não mora sozinho, é sempre bom avisar seus familiares que apesar de você estar em casa, você está em um dia normal de trabalho. Se achar necessário, feche a porta e se isole no quarto.
  • Cuidados com as informações – lembre-se que mesmo estando em casa, os assuntos sigilosos continuam sendo sigilosos e devem ser tratados com muito cuidado.

Tendo esses cuidados existem inúmeras vantagens tanto para os empregados quanto para o trabalhador com o trabalho home office.

As maiores vantagens para o trabalhador são a flexibilidade, aumento da produtividade, redução de stress em decorrência de trânsito, redução com transporte e maior qualidade de vida.

Para as empresas também existem inúmeras vantagens como maior produtividade dos funcionários, redução de custo com vale transporte, redução de espaço físico, otimização das atividades, maior retenção de talentos e redução com desperdício de recursos.

Com a nova lei trabalhista de 2017, que alterou o artigo 62 da clt, o limite de 8 horas diárias e 44 horas semanais não se aplica aos trabalhadores remotos. O controle da jornada se dá pelas entregas de tarefas.

Pela lei as pessoas que optarem pelo trabalho home office ficam desobrigadas do controle de jornada e não terão direito ao pagamento de horas extras. Mas nada impede que o controle de jornada e o pagamento de horas extras sejam estabelecidos em acordos individuais ou normas coletivas de trabalho.

E atualmente com tanta tecnologia disponível, as empresas podem optar por controlar os seus funcionários remotos através de aplicativos de controle de jornada e entrega de tarefas.

Apesar da lei não obrigar o controle da jornada, se um funcionário ao ser demitido da empresa, entrar na justiça alegando que fazia muitas horas extras e que não tinha hora de almoço, e a empresa não ter como comprovar ao juiz, provavelmente a causa será ganha pelo funcionário.

Por isso, para o melhor controle de funcionários home office, a Let´s Work tem a solução perfeita para você!

Caso tenha alguma dúvida, informe seus dados para entrarmos em contato com você.

Informe seus dados

shape
Lets Work

CNPJ: 45.992.151/0001-01 - LET'S WORK TECNOLOGIA LTDA.

©2024 Todos os direitos reservados

Ao continuar a usar o site, você concorda com o uso de cookies. mais informações

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close