Você já imaginou poder fazer ações de endomarketing e motivacionais mais assertivas? Com o sistema de ponto eletrônico do Let’s Work agora épossível! Através do reconhecimento de emoções, o gestor tem aanálise ideal de toda a sua equipe, com isso é possível saberaquele funcionário que está feliz , triste, nervoso, neutro(normal), surpreso, receoso, agoniado e com desprezo.
Muitos gestores estão começando a perceber que as equipes com emoções negativas não são saudáveis, para a organização, para o crescimento dos membros, para o departamento e para outras equipes. Com isso, eles estão buscando formas de mudar essas emoções negativas em comportamento positivo e produtivo.
Além disso, muitas pesquisas relatam que o comportamento emocional dos seus funcionários tem correlação com a produtividade e inteligência emocional. Assim, muitas empresas estão aplicando a inteligência emocional na hora da contratação e nas atividades de formação e treinamento das equipes.
Mas você sabe o que é a inteligência emocional? É a capacidade do indivíduo em lidar com os desafios diários.
As competências da inteligência emocional incluem: empatia, intuição, criatividade, flexibilidade, resiliência, gestão do stress, liderança, integridade, alegria e otimismo, bem como habilidades de comunicação intrapessoal e interpessoal. Ela pode ser utilizada na identificação das habilidades emocionais e sociais para os programas de treinamento e ajudar nas capacidades de liderança no ambiente de trabalho.
Uma equipe feliz com certeza produz mais e melhor, além da rotatividade de profissionais ser menor na empresa. Quando os executivos, gestores e funcionários trabalham para melhorar as capacidades em que eles são mais fracos e que beneficia toda a organização, a comunicação melhora e a produtividade aumenta também.
As pessoas mais produtivas são aquelas que tem um nível maior de inteligência emocional, pois são pessoas que não se lamentam, não ficam focados nos problemas e nem nos desafios que são apresentados. Elas partem para a ação, se focam na solução e não se desesperam quando o gestor passa uma tarefa complicada, elas concentram suas energias para agir e ter os resultados esperados. E o melhor de tudo é que e essa inteligência pode ser aprendida e desenvolvida.
O objetivo dessa inteligência é aperfeiçoar o autoconhecimento das emoções afim de se fazer o uso mais adequado das emoções, principalmente quando se exige autocontrole. O desenvolvimento e aprimoramento da inteligência emocional pode-se fazer uma diferença significativa na empresa.
Como desenvolver a inteligência emocional e aumentar a produtividade no trabalho dos seus colaboradores:
– Avaliação e expressão das emoções: Identifica o comportamento e expressão em relação a diferentes situações da vida, desta forma reconhece seu ponto forte e fraco, avaliando o que pode ser melhorado
– Ajuste das emoções: é o processo que a pessoa deve desenvolver para ajustar as suas emoções de acordo com a personalidade do outro.
– Utilização das emoções: envolve o planejamento, o pensamento criativo, atenção redirecionada e motivação.
Ao saber identificar, ajustar e utilizar suas emoções, o seu tempo no trabalho será otimizado e o funcionário passará a ter mais foco nas soluções dos problemas e com isso, se tornará mais produtivo e terá mais sucesso na empresa.
Faça a sua empresa diferente, utilize o sistema de ponto Let’s Work e tenha a análise de emoções dos seus funcionários para fazer a sua empresa mais produtiva e motivada.